Como funcionam os pagamentos durante a obra
Uma das maiores vantagens financeiras de se comprar um apartamento na planta é o fato de que você pode planejar os desembolsos e lucrar com um apartamento melhor que o seu bolso conseguiria se você optasse por um apartamento pronto para morar. Geralmente, com base na variação do Índice Nacional de Construção Civil (INCC), o comprador quita 30% do valor do imóvel na fase de construção e inicia o pagamento do financiamento com parcelas mais baixas.
A compra financiada de imóveis na planta é composta por duas etapas: pré e pós entrega das chaves. Durante o período de execução das obras, ou seja pré entrega, que gira em torno de 24 a 36 meses, o comprador pagará apenas os valores de entrada, parcelados ou não e a taxa de evolução da obra.
Um valor de entrada que é usado como base nas análises da Caixa é o desembolso, em um primeiro momento, de cerca de 20% do valor total do imóvel. A presença de subsídio, em programas de apoio do governo, podem baixar esse valor, como também o caso de você ter valores para resgate no seu FGTS. Saiba mais por aqui. Outra opção para você que não tem esse valor de entrada e não quer deixar de comprar seu apê, é o parcelamento antes da entrega das chaves da entrada.
Em muitos casos, combinando o subsídio que você e sua família tem direito (em função de programas como Casa Verde Amarela) com o seu FGTS e parcelando a sua entrada, você consegui comprar seu apartamento com parelas de 500 reais. Mas não se esqueça que durante a obra, você terá que arcar com a taxa de evolução. E que todas essas avaliações dependem da aprovação da sua linha de crédito bancário.